Começa nessa quinta feira (11) a sétima edição da história da Copa América de Futebol Feminino, que assim como em 2010, será disputada no Equador.
Por: Bruno Bezerra
Parceria: Surto Olímpico
Parceria: Surto Olímpico
A competição é qualificatória para três torneios que ocorrerão nos próximos anos: a Copa do Mundo, que será realizada ano que vem no Canadá, os Jogos Pan-Americanos que serão realizados em Toronto também em 2015 e os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.
Nas outras seis edições, tivemos apenas 2 campeões: Brasil, que venceu em 1991, 1995, 1998, 2003 e 2010 e a Argentina, que venceu a edição de 2006. Apenas Brasil, Argentina e Colômbia já conseguiram vagas para disputarem a Copa do Mundo ou Olimpíadas.
O formato do torneio é bem simples. Dois grupos com 5 equipes em cada um deles. Classificam-se a fase final, os dois melhores de cada grupo. Na fase final, assim como na primeira fase, as equipes se enfrentam entre si e o 1º e 2º colocados garantirão presença no mundial feminino ano que vem. A 3ª colocada jogará uma repescagem contra a 4ª colocada do torneio qualificatório da CONCACAF, que ocorrerá também no mês de outubro, nos Estados Unidos e o vencedor da repescagem garantirá vaga para o mundial do ano que vem.
Além disso, as 4 equipes que se garantirem a fase final do torneio sul-americano, estarão qualificadas para o torneio de futebol dos Jogos Pan Americanos de Toronto, no ano que vem. Para as Olimpíadas, será dada apenas uma vaga, visto que o Brasil, equipe da casa, está automaticamente garantida para a disputa do futebol feminino no Torneio Olímpico de 2016. Caso o Brasil seja campeão sul americano, a vaga para a Olimpíada será dada ao vice campeão do torneio.
Vamos a uma análise as equipes dos grupos desse sul americano.
GRUPO A: Equador, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela
O Equador jamais disputou Olimpíadas ou Copa do Mundo e conta basicamente com jogadoras que atuam em clubes do próprio país. Contarão novamente com o apoio da torcida e tentarão quem sabe surpreender, como na edição de 2010, quando venceram a Argentina na fase de grupos, protagonizando uma das "zebras" do torneio.
Em um grupo teoricamente fácil, espera-se que a seleção da Colômbia seja a grande favorita. A equipe que já participou de uma Copa do Mundo(2011) e de uma Olimpíada(2012) buscará novamente jogar as duas principais competições de futebol feminino no mundo. Sua principal jogadora é Yoreli Rincón, que teve passagens pelo futebol brasileiro, sueco e que está atualmente jogando no futebol dos Estados Unidos. São as atuais vice campeãs do torneio.
A seleção do Peru, assim como o Equador, basicamente conta com jogadoras que atuam dentro do próprio país. A treinador peruana, é a experiente treinadora espanhola Marta Tejedor, famosa pelo trabalho feito com a seleção feminina do Chile, a qual ela dirigiu entre os anos de 2008 a 2010. No último sul americano, em 2010, não conseguiram nenhum ponto.
O Uruguai conta com uma seleção extremamente jovem e que chegou a disputar o mundial feminino sub-17 em 2012, onde foram eliminadas ainda na primeira fase. Conta com jogadoras que atuam basicamente no futebol local. Em 2010, não conseguiram nenhum ponto no sul americano.
A Venezuela conta com uma seleção que vem crescendo bastante no cenário internacional do futebol feminino. A equipe vem conquistado resultados bem expressivos em 2014, como o 4º lugar nos Jogos Sul Americanos, que foram realizados no Chile, 4º lugar no mundial sub-17 que ocorreu na Costa Rica e o vice-campeonato dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanjing, China. O nome a ser destacado dessa seleção é de Deyna Castellanos, de apenas 15 anos. A jogadora foi artilheira do mundial sub-17 e sem dúvidas, a seleção venezuelana irá usufruir muito de sua qualidade. O objetivo da seleção é tentar se classificar na primeira fase, garantindo no mínimo vaga nos Jogos Pan Americanos.
GRUPO B: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Chile
Sob o comando do treinador Vadão, a seleção do Brasil buscará o hexacampeonato sul americano. Grandes favoritas do torneio, a seleção não contará com jogadoras como Marta, Debinha e Rosana, não liberadas pelos times que elas defendem na Europa, porém, conta com jogadoras experientes e de muita qualidade que atuam no futebol brasileiro, destaques para a volante Formiga e para a atacanteCristiane.
A Argentina, busca voltar a disputar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. O time foi o único a quebrar a soberania do Brasil no continente vencendo o sul americano em 2006. São as atuais campeãs dos Jogos Sul Americanos e tem como principal destaque a jogadora Estefania Banini, conhecida pela alcunha de La Messi. Banini atua no Colo Colo(Chile), uma das principais equipes sul americanas no futebol feminino. Outra jogadora que merece destaque é Yael Oviedo, que atua na equipe brasileira do Foz Cataratas. No último sul americano terminaram na quarta colocação geral.
A Bolívia é treinada pelo ex-jogador Marco Sandy, que disputou com a seleção boliviana o mundial de 1994. A seleção é composta completamente por jogadoras que atuam no futebol local. A equipe jamais chegou a fase final do sul americano adulto.
O Paraguai muito provavelmente será a equipe que incomodará bastante aos favoritos deste grupo. A equipe tem conseguido bons resultados no futebol feminino de base, evoluindo no cenário sul americano. O time jamais participou de Olimpíadas ou Copas do Mundo. Algumas das jogadoras convocadas, estiveram no mundial sub-20 desse ano, no Canadá, onde o Paraguai foi eliminado na primeira fase.
A seleção do Chile é muito provavelmente a segunda força desse grupo B, e mostra muita evolução no futebol feminino a nível sul americano. Após 2 anos sem jogarem, conseguiram ano passado o vice campeonato do Torneio Internacional de Brasília, vencendo equipes tradicionais como Canadá e Escócia, além de nesse ano terem sido vice campeãs dos Jogos Sul Americanos, perdendo na final para a Argentina. O time se notabiliza pela forte defesa e por seus contra ataques precisos e com velocidade. A principal jogadora do time é a talentosa goleira e capitã Christiane Endler, que atua no Chelsea da Inglaterra e é tida por muitos como uma das melhores goleiras do mundo.
A primeira partida do torneio será entre Uruguai e Venezuela, no dia 11, às 17:00 (horário local do Equador). As partidas da seleção brasileira serão transmitidas pelo canal pago SPORTV 2 e a estréia da seleção verde e amarela será contra a Bolívia, no dia 12, às 19:10(também no horário do Equador).
O calendário completo dos jogos pode ser visto clicando










0 comentários:
Postar um comentário