CONCORRIDO

Duas vagas e três times na disputa para os playoffs. Confira o Raio-X dessa fase decisiva.

Garefrekes contra o FC Kansas City (Foto: CP Colvin)
Por: Amanda Marinho

Seattle Reign (53 pontos)

Garantiu a temporada regular da NWSL com 3 rodadas de antecedência  e já pode se dar ao luxo de poupar jogadoras para os confrontos de playoff. Contra o Houston Dash dia 06/08, tinha nada menos que Hope Solo, Sydney Leroux e Megan Rapinoe no banco, e quem assumiu a responsabilidade no time - novamente - foi a Japonesa Nahomi "Naho" Kawasumi, que fez 2 gols e deu uma assistência. Seattle venceu Houston por 4x1, o gol de Houston foi marcado por Nina Burger.

Melhores momentos: http://goo.gl/bxQEli

FC Kansas City (41 pontos)

Depois de uma derrota fora de casa para o Washington Spirit por 2x1, o FCKC foi determinado contra o Seattle Reign para tentar garantir o segundo lugar na temporada, o que dá direito ao time de jogar os playoffs em casa. O time até saiu na frente com um belo gol de Amy Rodriguez, mas no segundo tempo Megan Rapinoe marcou de cabeça depois de uma bela jogada de Kim Little pela esquerda.

Ainda sem o segundo lugar garantido, o Reign recebeu o Boston Breakers em casa num jogo que durou apenas 45' devido as péssimas condições climáticas. Sarah Hagen deu a vitória para o FCKC aos 26' e garantiu o segundo lugar.

Melhores Momentos: http://goo.gl/Onqzng (vs Seattle) e http://goo.gl/OFNf5f (vs Boston)

Washington Spirit (34 pontos)

Dois jogos emocionantes durante o segundo tempo fizeram de Washington o segundo time que mais ganhou pontos depois de sair perdendo, ficando atrás apenas do líder Seattle Reign. Com jogos de primeiro tempo apático, o time de DC conseguiu reagir e acabou a rodada com 6 pontos. Foram duas vitórias por 2x1, uma delas contra o FC Kansas City (jogo que encerrou a série entre os dois times, sendo que Washington venceu 2 jogos e o FCKC 1), e a outra contra o  Chicago Red Stars, concorrente direto por uma vaga nos playoffs e que agora está 6 pontos atrás, no 5º lugar.

Os destaques do Spirit nessa semana foram a meio-campo Christine Nairn, que marcou nos dois jogos, sendo que contra o FCKC fez o gol da virada, a goleira Ashlyn Harris, que garantiu que o time continuasse no jogo com suas defesas, e a meio-campo Yael Averbuch que acertou um golaço de fora da área aos 94' que praticamente garantiu o time nos playoffs.

O Spirit terá tempo para descansar entre seus dois últimos jogos da rodada e deu sorte em relação aos seus concorrentes. No sábado joga contra o Sky Blue, já eliminado de chances nos playoffs e sem compromissos no campeonato. Se o Spirit ganhar, e o Chicago Red Stars empatar ou perder, o time de Washington garante a vaga nos playoffs.

Melhores momentos: http://goo.gl/k62aa7 (vs FCKC) e http://goo.gl/qrrKSN (vs Chicago)


Portland Thorns (33 pontos)

Com apenas 19,123 torcedores em seu estádio... Sim, 19,123 torcedores compareceram para assistir o Thorns vencer o Houston Dash pelo placar apertado de 1x0 (gol de Vero, e um belo gol). Esse número estabeleceu um novo recorde de público para a NWSL - que já pertencia ao Thorns, que possui média de público de mais de 10,000 -. Apesar desse número, a NWSL ainda está longe de ser comparada, nesses termos, com a extinta WPS, que chegou a levar mais de 34,000 aos estádios.

Portland tem um jogo importantíssimo no Domingo contra o Boston Breakers e precisa ganhar de qualquer jeito. O motivo? Seu último adversário no campeonato é o Seattle Reign, seu maior rival, e se tem uma coisa que Seattle gostaria de fazer para completar uma temporada perfeita, seria eliminar o Portland Thorns dos playoffs... Na casa do Thorns!!

Se Washington Spirit e Chicago Red Stars vencerem seus jogos do final de semana, Portland não terá escolha, precisará vencer Boston e vencer Seattle para se garantir pelo menos no 4º lugar. Será!?

Melhores momentos: http://goo.gl/skrSzN (vs Houston)

Chicago Red Stars (28 pontos)

Chicago não soma 3 pontos desde o dia 12 de julho, de lá, foram 3 empates e uma derrota, e que derrota sofrida. Até os 94' Chicago ia levando 1 ponto e se mantinha com mais chances de ir para os playoffs, mas Averbuch apareceu para o Spirit e acabou com a noite de Chicago. Antes disso, Ashlyn Harris negou um gol a Christen Press, numa cabeçada livre na área. Para Chicago agora é tudo ou nada, o time ainda tem 3 jogos na temporada, o que é um trunfo, tendo em vista que seus concorrentes diretos tem apenas dois. O primeiro deles é contra o FC Kansas City dia 9/08 - o que pode ser bom já que o FCKC já garantiu seu segundo lugar -, os dois últimos são contra Boston, já eliminado dos playoffs, e WNY Flash, praticamente eliminado. O tempo para descanso é que poderá ser um fator contra Chicago, que fará suas duas últimas partidas em um prazo de 3 dias.

Caso Chicago empate ou perca para o FCKC, o Washington Spirit garantirá vaga nos playoffs e Chicago precisará torcer para o Portland Thorns perder seu jogo contra o Boston Breakers. Se ganhar, segue vivo na briga pela vaga.


WNY Flash (22 pontos)

"Coisas estranhas aconteceram nessa temporada", essas foram as palavras de Abby Wambach sobre o Flash. Desde sua criação (2009), essa é a primeira vez que o Flash deve ficar sem participar de um playoff.

O time que tinha tudo para obter o sucesso da temporada passada acabou não rendendo metade do que se esperava. Wambach se machucou e passou dois meses afastada, Lloyd foi suspensa por 2 jogos após uma agressão contra a jogadora de Chicago Vanessa DiBernardo, Vicky Losada acabou sendo fogo de palha, e Sonia Bermudez, que chegou a ser chamada de "A Messi" acabou sendo "A Decepção".

Mas essa semana deu um sopro de esperança ao Flash, apesar de tudo. Depois de duas derrotas seguidas, o WNY Flash fez um jogo feio contra o Boston Breakers, uma verdadeira aula de como não se defender, mas acabou saindo com a vitória por 4x3. Ainda assim, seria praticamente um milagre se o Flash chegasse aos playoffs, e como disse Aaron Lines, o treinador do time, "agora as jogadoras vão jogar por um trabalho na próxima temporada".

Melhores momentos: http://goo.gl/hNNijz (vs Boston)

Sky Blue FC (22 pontos)

Talvez se o Sky Blue estivesse jogando o que está agora, no começo da temporada, quem sabe o time estaria em um lugar melhor que o amargo 7º na NWSL. Mas nunca vamos saber. Kelley O'Hara vive boa fase e parece ter se firmado como atacante novamente e, enquanto vai bem o time, seu futuro na Seleção Americana é incerto, já que os EUA contam com a graça de Abby Wambach, Sydney Leroux, Christen Press, Alex Morgan e Amy Rodriguez no ataque. Parece difícil que O'Hara consiga se infiltrar entre tais atacantes, e também parece difícil que ela volte a atuar na lateral esquerda. Ainda é cedo para tirar conclusões, mas pelo que ela vem demonstrando pelo Sky Blue, merece ter um lugar no time Americano.

Outra que vem se destacando é Nadia Nadim. Desde que chegou a jogadora deu outra cara ao Sky Blue e foi o empurrão que o time precisava para ganhar pontos. Nadim chegou tarde demais, mas se conseguir ficar no time para o começo da temporada 2015, é melhor que deem atenção ao SBFC.

Melhores momentos: http://goo.gl/XlqahG (vs WNY Flash)

Houston Dash (18 pontos)

Para o Dash essa temporada tem sido melhor que a encomenda. Certo, o time é o penúltimo colocado, mas se analisarmos a situação e as duas metades do campeonato, o Dash poderia ter se saído muito pior.

Kealia Ohai a promessa do começo da temporada só virou realidade nas últimas rodadas. Depois de um bom começa, Ohai se machucou e só voltou a atuar consistentemente a pouco. Whitney Engen e Meghan Klingenberg desfalcaram o time até a metade da temporada, e com a chegada delas, principalmente de Engen, o Dash se mostrou muito mais organizado defensivamente.

Porém, o único ponto constante de boas atuações é de Erin McLeod. Apesar de ter sofrido 31 gols na temporada, McLeod livrou o Dash em inúmeras vezes de derrotas vergonhosas. Sim, as goleadas surgiram de vez em quando, mas a goleira está em ótima forma.

Na rodada o Houston Dash perdeu fora de casa para o Portland Thorns em um jogo equilibrado, que poderia ter ido para qualquer um dos lados.

Melhores momentos: http://goo.gl/xBwwUK (vs PTFC)

Boston Breakers (14 pontos)

Boston... Só nessa temporada foram 51 gols sofridos e 15 derrotas, se isso tivesse vindo do Washington Spirit, time que teve uma temporada de 2013 com números ainda piores, as coisas não seriam tão estranhadas. Em 2013 Boston ficou a 6 pontos de ir para os playoffs. O que aconteceu com o time?

Defesa. A defesa de Boston é de longe a pior do campeonato, tem média de 2,4 gols por jogo, e isso porque Boston tem uma das melhores goleiras Americanas da atualidade, Alyssa Naeher. Se já está ruim com ela, sem ela Boston poderia ter entrado na casa dos 70 gols sofridos fácil. Além disso, jogadoras que chegaram para a temporada 2014 como Kristie Mewis, apresentaram um rendimento pífio e só agora nas últimas rodadas começaram a render o que era esperado.

Mewis fez dois gols na derrota de Boston para o WNY Flash, mas também perdeu um com um gol aberto. O nível técnico de Boston também deixa muito a desejar, basta ver uma cobrança de escanteio no mesmo jogo contra o Flash, no minuto 25. Lastimável.

Agora para Boston é pensar em 2015 e tentar não repetir a mesma tragédia de 2014.

- Jogos da Semana -

Quarta
FCKC 2 vs 1 BOS
SEA 4 vs 1 HOU

Sábado
CRS vs FCKC - 21h
HOU vs SBFC - 22h
SEA vs WAS - 23h

Domingo
BOS vs PTFC - 19:30h
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário