Rivalidades, jogadoras promissoras e promessa de uma competição equilibrada, movimentarão a temporada 2014/15 da Frauen Bundesliga.
![]() |
| Foto promocional da Frauen Bundesliga, que terá o patrocínio da seguradora Allianz (FOTO: DFB) |
Por: Bruno Bezerra
Faltando 1 dia para o início da Allianz Frauen Bundesliga, para muitos o principal campeonato nacional feminino na Europa, o Planeta Futebol Feminino vai trazer um pequeno guia para que os que não conhecem o campeonato e os que já acompanham, possam conhecer um pouquinho mais sobre o campeonato alemão feminino.
A competição existe com os formatos atuais desde a temporada 1990/91 e já teve 8 campeões diferentes. O atual campeão é o Wolfsburg e o time com maior número de títulos é o FFC Frankfurt (7 títulos). 12 equipes disputam o campeonato, campeã e vice se qualificam a Uefa Women's Champions League e os dois últimos, são rebaixados a segunda divisão.
Vamos a análise das equipes!
Vamos a análise das equipes!
VFL WOLFSBURG
FFC FRANKFURT
O maior campeão da Frauen Bundesliga não vence a competição desde 2008. O time foi vice campeão na temporada passada, após perder a última partida (que foi contra o Wolfsburg). O treinador do time é o inglês Colin Bell, que faturou com o Frankfurt a DFB Pokal na temporada passada. O grande destaque do time é a talentosa meio campista alemã Dzsenifer Marozsán. O clube perdeu jogadoras como Melanie Behringer (Bayern München) e Fatmire Alushi (PSG), mas se reforçou muito bem com jogadoras de renome internacional, como a espanhola Veronica Giadans e a galesa Jessica Fishlock. O Frankfurt buscará voltar a ser campeão da Frauen Bundesliga e tentar acabar de vez com a fama tida nos últimos anos de equipe que sempre perde em momentos decisivos.
FFC TURBINE POTSDAM
BAYERN MÜNCHEN
O time da Baviera tem muita tradição no futebol masculino, porém, no feminino, a equipe só tem 1 título da competição. O treinador, o jovem Thomas Wörle, buscou reforços para todos os setores do time e contará com um dos principais elencos a nível europeu. A grande promessa para essa temporada, ficará por conta da atacante holandesa Vivianne Miedema, artilheira do último campeonato europeu sub-19 e uma das principais atacantes da Europa na atualidade, isso com apenas 18 anos. O time buscará vaga na UWCL e quem sabe, sonhar com o título nacional.
FF USV JENA
SGS ESSEN
Atuais vice campeãs da DFB Pokal, o time do Essen está desde 2004 na Frauen Bundesliga, e buscarão repetir a boa campanha que fizeram, mantendo o time base, com jogadoras que estão a bastante tempo na equipe como a goleira Lisa Weiß e a atacante Charline Hartmann, que podem contribuir bastante com o bom rendimento da equipe que ficou na sexta colocação na temporada passada.
BAYER LEVERKUSEN
A equipe do Leverkusen está desde a temporada 2009/10 na primeira divisão e conta com um elenco 100% alemão, repleto de jogadoras jovens, algumas até campeãs do mundo com a seleção alemã sub-20 esse ano. A jogadora de destaque do time é Isabella Linden e muito provavelmente, pela irregularidade, o time pode oscilar bons e maus momentos na competição.
SC FREIBURG
Uma das equipes que mais contratou pra essa temporada, em virtude das suas perdas no elenco, o SC Freiburg busca se manter novamente na primeira divisão. A principal jogadora do time é a sua goleira e capitã Laura Benkarth, jogadora que foi campeã da Euro 2013 com a Alemanha, além dela, podemos destacar a talentosa Sara Däbritz, que foi recentemente campeã mundial sub-20 com a Alemanha e também esteve no elenco campeão da Euro em 2013.
HOFFENHEIM
A equipe que se salvou do rebaixamento na temporada passada nas últimas rodadas, após ser promovida com boa campanha na segunda divisão, o Hoffenheim tentará apagar a má impressão deixada na temporada passada e buscará com um time de jogadoras experientes, como a suíça Martina Moser e jovens, como a recém contratada húngara Dora Zeller, uma boa colocação na Frauen Bundesliga.
MSV DUISBURG
A temporada 2013/14 do Duisburg foi para se esquecer. Primeiro pois o MSV Duisburg, time masculino, teve de assumir o departamente de futebol feminino devido a falência do FCR Duisburg, tradicional time alemão no feminino e que já venceu uma Champions League. Na temporada passada, o time quase foi rebaixado e espera-se que com os reforços trazidos, sobretudo o da recém aposentada e agora treinadora Inka Grings, que o time possa voltar aos bons tempos na Frauen Bundesliga.
SC SAND
HERFORDER SV
O time voltará a primeira divisão alemã após 4 temporadas, buscando um feito inédito: se manter para a temporada seguinte, fato que nunca aconteceu quando o time esteve na primeira divisão. Para isso, diversas jogadoras foram contratadas, como a chilena Maria José Rojas e a norte americana Jessica McDonald. É esperado que o time brigue pela parte de baixo da tabela, porém, é esperar para ver como o Herforder irá se comportar na temporada.
A primeira rodada da Frauen Bundesliga começará amanhã com o jogo entre Wolfsburg e Freiburg, às 8 h pelo horário de Brasília e terá transmissão pelo site da DFB, cujo link será disponibilizado na página do Planeta Futebol Feminino no Facebook. Completam a primeira rodada do torneio:
Domingo(30/08) - MSV Duisburg x SGS Essen (6h)
Domingo(30/08) - Turbine Potsdam x Herforder (9h)
Domingo(30/08) - Bayern München x FFC Frankfurt (9h)
Domingo(30/08) - Jena x SC Sand (9h)
Domingo(30/08) - Bayer Leverkusen x Hoffenheim (9h)
O Planeta Futebol feminino trará a cobertura completa do torneio para vocês!













0 comentários:
Postar um comentário