Raio-X FIFA Ballon D'Or: Marta Vieira da Silva

Craque genial. Duas palavras que descrevem perfeitamente Marta de 28 anos, cinco vezes melhor jogadora do mundo.

Foto: Buda by Buda Mendes/Getty Images

Pela décima primeira vez Marta está entre as finalistas do prêmio Ballon D'Or, mesmo tendo uma temporada meio conturbada, a atacante conseguiu dar a volta por cima e entre as dificuldades conseguiu mostrar excelente futebol em partidas onde mais se foi exigida.

CARREIRA

Marta nasceu no dia 19 de fevereiro de 1986 no interior de Alagoas, na cidade de Dois Riachos. Aos seis anos começou a praticar futebol com seus primos na ruas de sua cidade, mas a carreira profissional só começou a surgir quando ela tinha 14 anos, quando a atacante resolveu deixar sua terra natal para fazer um teste no time do Vasco. Com uma habilidade fora do normal, acabou sendo aprovada e assinando contrato no primeiro dia de testes. Pelo Vasco, Marta começou atuando pela sub-17, mas logo foi jogar no time titular, onde conquistou o campeonato brasileiro sendo escolhida como revelação e melhor jogadora da competição.

Com o fim do time feminino vascaíno, Marta jogou por um ano no Santa Cruz de Minas Gerais. Depois da Copa do Mundo de 2003, a brasileira passa a ser jogadora do Umeå IK, renomada equipe sueca, nas quatro temporadas que Marta passou no time sueco, conquistou por quatro vezes o campeonato sueco (sendo artilheira em três edições e ganhando por duas vezes o premio de melhor atacante), uma vez a copa da Suécia e uma vez a UEFA Women's Champions League.

A brasileira acabou deixando a equipe sueca no final de 2008, para se aventurar na recém criada WPS, liga profissional dos Estador Unidos. Marta esteve por lá três anos, onde defendeu três equipes, Los Angeles Sol em 2009 onde foi vice-campeã e artilheira da competição. Em 2010 defendeu as cores do FC Gold Pride onde se sagrou campeã, artilheira e MVP da temporada. Por fim, em 2011 se mudou pra Rochester, para jogar pelo estreante Western New York Flash, com o time conquistou o campeonato e por mais uma vez a artilharia.

No final das temporadas de 2009 e 2010, Marta foi emprestada ao Santos e pela a equipe brasileira foi campeã da Copa do Brasil e da primeira Libertadores feminina em 2009.
Com o fim da liga americana em 2011, Marta voltou a Suécia para defender o Tyresö, onde ficou por dois anos e ganhou o campeonato sueco de 2012 e chegou na final da Champions League em 2013, na ocasião a brasileira marcou dois gols, porém sua equipe acabou perdendo para o Wolfsburg por 4x3. Após a final que aconteceu em maio, a equipe do Tyresö que já vinha sofrendo com problemas financeiros acabou encerrando as atividades do clube.

Após isso, Marta começou a ser sondada por equipes de vários países, e em agosto a estrela brasileira assinaria com Rosengard também da Suécia. Com um contrato inicialmente de só seis messes a atacante ajudou a equipe na conquista de mais uma campeonato sueco (sexto de sua carreira). E no começo deste ano a atacante acabou renovando seu contrato por mais três anos, onde ficará até 2018.

SELEÇÃO NACIONAL

Antes de figurar na seleção principal Marta participou do Mundial sub-20 do Canadá em 2002 e já na seleção principal, também participou da edição sub-20 de 2004, o Brasil acabou ficando na quarta colocação nas duas edições, mas em 2004 Marta ganhou a bola de ouro, como melhor jogadora do torneio.

Para seleção principal Marta foi convocada pela primeira vez em 2002, seu primeiro torneio oficial com a seleção foi o sul-americano de 2003 e na competição acabou fazendo seu primeiro gol com a amarelinha.

Marta disputou três copas do mundo, conquistando o vice-campeonato em 2007. A brasileira, junto com a alemã Birgit Prinz, são as maiores goleadoras de copas do mundo, ambas tem catorze gols, sendo que Marta participou de três edições, já Prinz tem em sua bagagem cinco edições.

Olimpíadas também foram três disputadas, a atacante conquistou duas medalhas de prata em 2004 e 2008, em ambas ocasiões o Brasil acabou perdendo para os Estados Unidos.
Marta tem 95 jogos pela seleção principal do Brasil e tem 88 gols.

ESTILO DE JOGO

Atacante veloz e genial, dentro de campo você pode esperar de tudo de Marta, com dribles fenomenais a rainha é a dor de cabeça de qualquer zaga. O poder ofensivo de Marta é tão grande que a brasileira tem média de quase um gol por jogo pela seleção.

O vídeo abaixo é uma compilação de lances da brasileira na temporada de 2013.




TÍTULOS
  • Umeå IK: Quatro vezes campeã da Damallsvenskan (2005, 2006, 2007 e 2008), campeã da Copa da Suécia (2007) e UEFA Women's Cup (2003–04).
  • Santos: Copa Libertadores de Futebol Feminino e Copa do Brasil de Futebol Feminino, ambos títulos em 2009.
  • FC Gold Pride: Campeã da WPS em 2010.
  • Western New York Flash: Campeã da WPS em 2011.
  • Tyresö FF: Campeã da Damallsvenskan em 2012.
  • Rosengård: Campeã da Damallsvenskan em 2014.
  • Seleção brasileira: Duas medalhas olímpicas (2004 e 2008), vice-campeã mundial (2007), bicampeã do jogos pan-americanos (2003 e 2007) e sul-americano (2003 e 2010).
  • Títulos individuais: Cinco vez melhor jogadora do ano (2006, 2007, 2008, 2009, 2010), duas vezes melhor atacante do campeonato sueco (2007 e 2008), bola de ouro do mundial sub-20 (2004), bola de ouro e chuteira de ouro da Copa do Mundo de 2007, duas vezes MVP da liga norte-americana.

Marta pode não ter tido a temporada ideal, mas com aparições majestosas na final da Champions league e contra os Estados Unidos, botam a brasileira com reais chances de mais um titulo.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário