Raio-X FIFA Ballon D'Or: Nadine Keßler

A meio campista completa. Essa é a melhor definição para a jogadora alemã de 26 anos, que vive o melhor momento de sua carreira.

Foto: Michael Regan/Getty Images
Por: Bruno Bezerra

Provavelmente, Nadine Keßler é o nome mais desconhecido entre as três concorrentes do FIFA Ballon D'Or. Uma excepcional temporada 2013/14 a qualificou para estar entre as três melhores jogadoras do mundo. 

CARREIRA

Nascida na cidade de Landstuhl, cidade alemã do distrito de Kaiserslautern, Keßler iniciou sua carreira na equipe do 1. FC Saarbrücken, no ano de 2004, quando tinha 16 anos. O time contava com outros talentos do futebol alemão, como a meio campista Dzsenifer Marozsán e a zagueira Josephine Henning. Pelo Saarbrücken, Keßler foi campeã da 2ª divisão alemã na temporada 2008/09, além de, uma temporada antes, ter sido vice campeã da Copa da Alemanha, quando o Saarbrücken surpreendeu a todos, chegando a final do torneio e sendo derrotado pelo poderoso FFC Frankfurt. 

Em 2009, após ser disputada por diversos times alemães, Keßler é contratada pelo Turbine Potsdam, onde jogou por 2 temporadas e faturou dois titulos: A Frauen Bundesliga e a Uefa Women's Champions League, ambas na temporada 2009/10. 

Na temporada 2011/12, a talentosa jogadora se transfere novamente, agora para o Wolfsburg, clube o qual ela defende até hoje e que sem dúvidas a projetou para o futebol mundial. Sobre o comando de Ralf Kellermann, conquistou a tríplice coroa na temporada 2012/13 com os títulos da Copa da Alemanha, Frauen Bundesliga e Uefa Women's Champions League. Na temporada passada, o Wolfsburg faturou novamente a Frauen Bundesliga e a UWCL, coroando a temporada fantástica da equipe e sobretudo da capitã do Wolfsburg, que seria eleita a melhor jogadora europeia em 2014, coroando sua fantástica temporada.

SELEÇÃO NACIONAL

Keßler é presença frequente da seleção alemã desde as categorias de base. Disputou dois mundiais sub-20 em 2006 e em 2008(onde foi terceira colocada com a sua seleção). É convocada para a seleção principal da Alemanha desde 2010, porém, ficaria na lista de espera para a Copa do Mundo de 2011. 

Seu primeiro grande torneio foi a Eurocopa em 2013, vencida pela Alemanha. A jogadora repetiu a dupla de sucesso no meio campo com Lena Goeßling, companheira de Keßler no Wolfsburg. 

Keßler fez 29 jogos pela seleção principal da Alemanha e tem 11 gols. 

ESTILO DE JOGO

Volante de origem, Nadine Keßler assume papel essencial tanto no Wolfsburg como na seleção alemã de ser a responsável por fazer a bola chegar as jogadoras de armação, o que não impede que ela apareça constantemente no ataque, claro, sem perder suas obrigações defensivas.

Notabilizada por precisão em passes curtos e longos, boa antecipação de jogadas, exímia marcadora, eficente na transição ataque-defesa e precisa em arremates de longa e média distância. 

O vídeo abaixo é uma compilação de lances da jogadora, durante a temporada passada.

TÍTULOS

  • FC Saarbrücken: Dois títulos da 2ª divisão alemã (2006/07 e 2008/09)
  • Turbine Potsdam: Bicampeã da Frauen Bundesliga nas temporada 2009/10 e 2010/11. Campeã da Uefa Women's Champions League na temporada 2009/10.
  • Wolfsburg: Bicampeã alemã nas temporada 2012/13 e 2013/14 e bicampeã da Uefa Women's Champions League nas mesmas temporadas. Campeã da Copa da Alemanha em 2013. 
  • Seleção Alemã: Campeã da Eurocopa e da Algarve Cup em 2013.
  • Título Individual: Melhor jogadora da Europa em 2014. 
Keßler pode não ser um dos nomes mais conhecidos para a conquista do Ballon D'Or, mas seus números e a sua temporada, a colocam como uma das grandes favoritas ao título de melhor jogadora do mundo. 
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário