A VOZ DA EXPERIÊNCIA

Em entrevista, treinadora da seleção da Alemanha coloca Brasil entre as favoritas para a Copa do Mundo do ano que vem.

Indo para sua sétima participação em Copas (tanto como atleta e treinadora), Silvia Neid não esconde a ansiedade, mesmo sendo especialista no torneio. (FOTO:Deutsche Welle) 
Por: Bruno Bezerra

A treinadora alemã Silvia Neid, comandante da seleção de seu país deu entrevista ao site Deutsche Welle na qual falou sobre diversos aspectos referentes ao futebol feminino na atualidade, assim como as expectativas dela para a Copa do Mundo do ano que vem.

Aos 50 anos, a ex-jogadora defendeu a seleção alemã de 1982 a 1996, conquistando 3 Eurocopas (1989,1991 e 1995) e um vice campeonato mundial em 1995, quando a Alemanha foi derrotada para a Noruega na final disputada na Suécia. Após a aposentadoria, passou a ser auxiliar de Tina Theune na seleção alemã, a qual Neid viria a assumir em 2005. 

Em 9 anos como treinadora da Alemanha, conquistou uma Copa do Mundo(2007) quando as alemãs derrotaram o Brasil no torneio jogado na China e duas Eurocopas (2009 e 2013), além de ter sido eleita pela FIFA por duas ocasiões como a melhor treinadora de futebol feminino no mundo (2010 e 2013). 

Na entrevista, a experiente treinadora afirmou que a Copa do Mundo do Canadá será um grande desafio para as alemãs. Citou a polêmica questão da grama artificial e as distâncias entre as cidades sedes do torneio, desafios que para ela, serão muito bons para a Alemanha, que busca o tricampeonato mundial.

Silvia Neid citou também que a Alemanha soube aprender com o trauma da eliminação precoce da Alemanha na Copa do Mundo de 2011, jogada em solo germânico. Na ocasião as alemãs foram eliminadas nas quartas de final pela seleção do Japão, que viria a ser a campeã do torneio. Para ela, a derrota foi de certo ponto importante, visto que a partir daí, o processo de renovação no elenco alemão passou a ser iniciado e que culminaria no título europeu em 2013. 

Questionada sobre quais equipes ela considerava como favoritas para o Mundial, ela citou que Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Noruega (que será adversária da Alemanha já na primeira fase) e Japão são as principais favoritas a conquista do título ano que vem, além das próprias alemãs. Elogiou o crescimento de seleções como a Inglaterra, Austrália e Nigéria, que para ela poderão ser surpresas no torneio.

O Brasil enfrentará a Alemanha ano que vem pela Algarve Cup, realizada em Portugal, entre os dias 4 a 11 de março do ano que vem. Além das alemãs, o Brasil terá pela frente a Suécia e a China, na primeira fase do torneio.

A seleção da Alemanha está no Grupo B da Copa do Mundo, onde jogará contra a Costa do Marfim, Noruega e Tailândia. As alemãs irão iniciar sua preparação intensiva para o mundial no dia 14 de maio, quatro dias após o final da temporada 2014-15 da Frauen Bundesliga, o campeonato alemão feminino.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário